Você já ouviu falar em colorimetria? Trata-se de uma ciência que estuda a percepção de cores pelos seres humanos e cujos ensinamentos podem ser utilizados em vários campos diferentes, como a estética e a pintura automotiva!
Na postagem de hoje, iremos aprender mais sobre esse tema bem interessante e que pode ajudar tanto os consumidores quanto os profissionais do ramo de pintura. Boa leitura!
Colorimetria: do que se trata?
Em linhas gerais, a colorimetria pode ser definida como a ciência e o conjunto de tecnologias que estudam tanto a quantificação quanto a percepção de cores pelos seres humanos.
Esse significado está inclusive expresso na etimologia da palavra, que tem sua origem nos termos em latim color (cor) e metria (medida).
Dentre outros aspectos, a colorimetria analisa características únicas das cores, como tom, luminosidade e saturação. Assim é possível classificar, padronizar e reproduzir cores em diversos períodos, meios e materiais.
Onde a colorimetria pode ser utilizada?
Por abordar tanto as cores como a sua composição, os ensinamentos da colorimetria são utilizados em diversos campos de trabalho, como a estética, o design, a pintura artística, a pintura industrial e a repintura automotiva.
Um profissional de repintura automotiva com conhecimentos de colorimetria, por exemplo, é capaz de montar um banco de cores e escolher a linha de produtos mais adequada para cada cliente. Já um entusiasta da pintura artística saberá trabalhar com diversos tipos de pigmentos, como orgânicos e não-orgânicos, inclusive criando novas tonalidades!
A colorimetria pode ser utilizada até mesmo para escolher o tom de cabelo, maquiagem ou a roupa mais apropriada para a pele de uma pessoa! E, claro, para pintar e reformar ambientes harmônicos, através de paletas que esbanjam carisma e personalidade.
Um mundo além das cores
Com tantas aplicações, é possível ver que a colorimetria é uma ciência muito relevante para a humanidade. Afinal, somos diariamente expostos a milhões de cores e estas influenciam diversos aspectos de nossas vidas, como o nosso humor e a percepção que temos de algo ou alguém.
O estudo das cores tem diversas ramificações, como a psicologia das cores, e com os devidos treinamentos e certificações, os profissionais do ramo podem usar o conhecimento ao seu favor para oferecer serviços cada vez melhores! Com isso todos ganham: o mercado, o consumidor e o mundo!
Aqui na Cotima, acreditamos que conhecimento e treinamento são coisas sérias. Por isso, valorizamos a ciência da colorimetria e incentivamos a nossa comunidade a aprender cada vez mais!
Afinal, desde 1980, a nossa missão é apresentar um mundo além das cores cada vez melhor para você, nosso cliente especial!