Em busca de inspiração ou de um toque feminino na sua criatividade? Vem com a COTIMA nesta data mais que especial!
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher — e a criatividade e sutileza do gênero feminino —, separamos na postagem de hoje quatro arquitetas cujo trabalho nos recorda de como as mulheres mudam o mundo para melhor com sua presença, habilidade e criatividade! Vamos conhecê-las?
1 – Lina Bo Bardi
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, nasceu em Roma em 1914 mas logo se mudou para o Brasil com seus pais. Naturalizada brasileira após os eventos da Segunda Guerra Mundial, ela se tornou uma das mais importantes arquitetas do país, abrindo espaço e reconhecimento para as mulheres em uma área tradicionalmente dominada por homens.
Com obras marcantes como o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o SESC Pompeia e a Casa de Vidro em seu currículo, Lina é um exemplo de como a perseverança feminina é capaz de florescer mesmo em situações adversas, como pós-guerra ou migração. Vale a pena conhecer também o trabalho do Instituto Bardi.
2 – Rosa Kliass
Do alto de seus 90 anos de idade, Rosa Kliass detém um título inigualável: o de dama do paisagismo brasileiro. Dona de uma capacidade única de solucionar demandas técnicas de projeto ao mesmo tempo em que potencializa paisagens urbanas e naturais, Kliass logo tornou-se referência internacional quando o assunto é arquitetura paisagista.
Alguns de seus projetos mais significativos foram a reforma do Vale do Anhangabaú e o projeto paisagístico do Parque da Juventude, ambos em São Paulo. Vale conferir o site da profissional e prestigiar décadas de conhecimento em formato digital.
3 – Julia Morgan
A estadunidense Julia Morgan foi uma pioneira: a primeira mulher licenciada a trabalhar com arquitetura na Califórnia e a possuir um escritório próprio para a atividade nos Estados Unidos. Como se não bastasse, Morgan também foi a primeira mulher a ser aceita como aluna pela tradicionalíssima Escola de Belas Artes de Paris, destilando a sua percepção aguçada e todo o conhecimento adquirido durante o curso em mais de 700 projetos realizados ao longo de sua vida.
Uma das mais prolíficas arquitetas da história mundial, seu trabalho se definiu pelos tons terrosos e elementos que se fundiam com a paisagem ao seu redor. Vale pesquisar sobre o Castelo de Hearst, em San Simeon, e a Igreja Presbiteriana de St. John, em Berkeley, para conhecer mais do estilo da profissional.
4 – Zaha Hadid
A iraquiana Zaha Hadid foi a primeira mulher a ganhar o renomado prêmio Pritzker, conhecido por muitos como o “Nobel” da Arquitetura. Considerada uma das mais brilhantes profissionais da arquitetura contemporânea, Hadid deixou um vasto legado até seu falecimento em 2016, como a Casa de Ópera de Guangzhou e o Galaxy Soho, na China, e o Museu Riverside, construído para os Jogos Olímpicos de Londres.
O que achou da nossa seleção, caro(a) leitor(a)? Conhecia todas essas brilhantes profissionais? Aqui na COTIMA, esperamos que esses nomes ajudem na sua inspiração e futuros trabalhos… afinal, tudo se beneficia da presença feminina ativa! Feliz Dia Internacional da Mulher.