Neste mês de novembro, a Cotima se une a diversas empresas e organizações mundo afora para falar de uma pauta muito importante: o câncer de próstata.
Através da campanha Novembro Azul, criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, somos convidados a refletir sobre a importância da prevenção e conscientização sobre essa enfermidade que, de acordo com o Ministério da Saúde, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Em linhas gerais, a próstata é uma glândula presente no corpo masculino que atua no sistema reprodutor. O câncer é o resultado de uma multiplicação anormal das células dessa glândula, que podem espalhar-se para outros órgãos no processo chamado de metástase.
Em suas fases iniciais, o câncer de próstata não apresenta sintomas significativos para o homem, o que reforça a necessidade da prevenção através da adoção de hábitos de vida saudáveis e realização de exames preventivos após os 40 anos de idade.
Historicamente, homens costumam se cuidar menos — 62% procuram o médico somente após sintomas insuportáveis — e isso sem dúvidas contribui para a alta taxa de letalidade do câncer de próstata. Quando os sinais como dor óssea, incômodo ao urinar e presença de sangue na urina e no sêmen aparecem, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando o tratamento e a recuperação do paciente.
Por isso, ao longo de novembro e do ano inteiro, a Cotima fortalece as inúmeras iniciativas a favor da saúde masculina. Ser homem é cuidar de si mesmo e não aderir a preconceitos. O exame clínico preventivo (toque retal) feito por um profissional capacitado e a dosagem de PSA via exame de sangue são capazes de detectar alterações e salvar vidas.
Lembre-se do que está em jogo e conte com a Cotima, hoje e sempre. Afinal, desde 1980, temos o prazer de servi-lo e apresentar um mundo além das cores!