Descubra as principais características desse tipo de pintura com a COTIMA.
Você já ouviu falar em pintura industrial? Saberia enumerar as principais características desse tipo de pintura?
Bem, em caso negativo, não se preocupe, pois temos uma proposta mais que especial: que tal aprender junto com a COTIMA sobre esse tema tão apaixonante a seguir? Vamos juntos!
Pintura industrial: o que é e para que serve?
Em linhas gerais, a pintura industrial possui algumas diferenças significativas em relação à pintura convencional. Além de sua escala geralmente maior e da questão de requerer procedimentos específicos, esse tipo de pintura é utilizado principalmente para proteger superfícies de intempéries, como a corrosão e a ação do tempo.
Essa afirmação é particularmente perceptível quando falamos do aço, um dos materiais mais importantes para o mundo contemporâneo, presente em diversas indústrias na forma de chapas, tubos, cabos, barras, telhas, etc. Apesar de sua grande resistência, o aço está sujeito a diversos males, de modo que a pintura industrial é muito importante para, além de fornecer valor estético, aumentar a sua resistência e durabilidade.
De fato, a pintura industrial é reconhecida como o meio de proteção contra a corrosão mais utilizado no mundo, graças a vários benefícios como a sua atraente relação entre custo e benefício e fácil manutenção. Além disso, por meio de tintas especiais, é possível obter outras vantagens muito interessantes, como o isolamento elétrico, impermeabilização e a resistência à vida marinha — qualidade especialmente útil para o setor naval.
Considerando a grande diversidade de indústrias que existem, os prejuízos bilionários causados por fatores como a corrosão e a biodegradação em cada uma delas, e a sua imensa variedade de aplicações (e benefícios), podemos concluir então que a pintura industrial carrega uma importância muito grande na atualidade.
Um grande mercado repleto de diferenciais
A pintura industrial deve ser realizada por profissionais capacitados para tal. No Brasil, a atividade é regida por normas como a NBR 7348, de abril de 2017, que aborda a preparação de superfícies com o jateamento ou o hidrojateamento; e a NBR 15156, de maio de 2015, que trata da terminologia relacionada.
Tanto o jatista quanto o pintor industrial necessitam de conhecimentos mais amplos que os de um pintor civil, pois lidarão com ferramentas e tintas mais específicas do que as usadas na pintura de uma casa, por exemplo. Esse know-how, adquirido através de cursos especializados, também confere uma maior valorização ao profissional, que costuma ser melhor recompensado pelo mercado.
Com grande variedade de demandas e situações, há hoje inclusive serviços especializados de consultoria de pintura industrial, em que os responsáveis orientam os melhores serviços e materiais para cada caso antes que um especialista seja contratado.
Um mundo além das cores, também para a pintura industrial
Na COTIMA, nos orgulhamos de nosso contínuo suporte à pintura industrial, que nos acompanha desde a nossa fundação, em 1980. De ferramentas manuais e elétricas a abrasivos, passando por solventes e protective coatings, dispomos de um vasto catálogo, pronto para atender todas as necessidades relacionadas de profissionais e empresas.
Assim, caro leitor, seja qual for a sua relação com a pintura industrial, saiba que você sempre será bem-vindo em nossa casa! Clique aqui para entrar em contato e descubra por que somos um mundo além das cores também no ramo industrial!