O treinamento é um passo fundamental quando se objetiva a excelência. Pergunte sobre a um músico ou esportista consagrado, por exemplo, e certamente ele irá lhe informar quanto tempo passou treinando antes de alcançar a cobiçada alta performance.
Para nós da COTIMA, a qualidade é inegociável, e é por isso que rotineiramente conduzimos treinamentos internos e externos com nossa equipe. A seguir, você vai poder aprender um pouquinho mais sobre a importância dos treinamentos de pintura em geral, e, de quebra, conferir os bastidores do último evento realizado pela COTIMA em parceria com a Anjo Tintas na nossa cidade.
A importância do treinamento
O empresário Thomas Edison uma vez disse que a fórmula do sucesso é composta por 10% de inspiração e 90% de transpiração. Sabiamente, Edison — uma das mentes mais brilhantes da história da humanidade — fazia alusão ao fato de que o talento sem o esforço não significa praticamente nada.
Se queremos ser os melhores em algo, devemos nos esforçar (transpirar!) para tal. A inclinação natural, também chamada de dom por alguns, não serve de nada se não for moldada e forjada regularmente pela seriedade do treinamento.
Na COTIMA, nossa tradição fala por nós, mas o desejo pela excelência nos impulsiona a estar em constante aprendizagem. Tudo isso para atender melhor você, caro cliente!
Os treinamentos para os profissionais do ramo
Muitos pintores começam no ramo como ajudantes de outros pintores, sendo promovidos com o tempo e a prática adquirida no exercício da função.
Embora esse ciclo seja muito comum e dele continuem a surgir costumeiramente ótimos profissionais, é comum que alguns pintores se deem por satisfeitos e terminem por nunca buscar uma formação mais completa para o exercício de sua atividade.
Porém, ao contrário do que um olhar desatento pode sugerir, pintar não é uma atividade fácil. Existem várias teorias e técnicas disponíveis que, se bem estudadas e aplicadas, resultam em um trabalho de maior qualidade para todos os envolvidos.
Esse fato é especialmente observável quando tratamos de segmentos especializados, como o de pintura industrial ou automotiva. O pintor que deseja trabalhar nestas áreas precisa estudar para tal e constantemente se reciclar frente às novidades que chegam ao mercado.
Um curso completo de pintura industrial, por exemplo, pode chegar a ter 200h ou até mais de duração, ao passo que um de pintura automotiva engloba disciplinas teóricas e práticas de até 40h. O preparo maior também influi diretamente na remuneração do pintor, que por prestar um serviço de mais qualidade tende a ser mais valorizado.
Com as constantes atualizações do meio, sejam estas ferramentas, materiais ou linhas de tinta, é importante que o profissional pintor participe regularmente de treinamentos e formações em sua área. Estar devidamente preparado, afinal, é o primeiro passo para prestar um bom serviço!
Treinamento realizado em parceria com a Anjo Tintas | Linha Automotiva
Na COTIMA, acreditamos fielmente que poder atender bem passa por ter o conhecimento e as informações precisas para entender todos os tipos de cliente. Por isso, nos orgulhamos de conduzir regularmente treinamentos e reciclagens constantes e eficazes para a nossa equipe.
Por fim, dizem por aí que uma imagem vale mais que mil palavras, e já que filmes e vídeos são imagens em movimento… veja o que foi tratado aqui nesta postagem na prática com os ótimos registros do último treinamento de pintura automotiva, realizado em Macaé-RJ pela COTIMA em parceria com a Anjo Tintas Linha Automotiva.
Nos vemos na próxima postagem! Até lá!