Separamos itens essenciais para quem planeja pintar por conta própria!
Quando o assunto é pintura e decoração, uma tendência tem sido cada vez mais notada: trata-se da cultura Do It Yourself (Faça Você Mesmo), na qual pessoas comuns escolhem “meter a mão na massa” e realizar o trabalho por conta própria, sem o auxílio de um profissional especializado.
De fato, embora contratar um pintor ou empresa experiente seja sempre o caminho mais seguro para se obter um resultado de qualidade, a economia e a satisfação com o próprio empenho podem ser bem atraentes, especialmente se considerarmos que a pintura pode ser uma atividade relaxante.
Pensando nisso, e em você que deseja aventurar-se nesse apaixonante mundo, listamos na postagem de hoje cinco itens essenciais para quem deseja realizar uma pintura sozinho! Vamos conferir?
Equipamentos de proteção individual (luva, óculos, máscaras…)
Mesmo que seja amador, um pintor prevenido vale por dois, correto?! Brincadeiras à parte, pintar é uma atividade que demanda diversas medidas de segurança para evitar problemas sérios de saúde, como alergia, intoxicações e queimaduras ocasionadas pelos elementos químicos de cada produto.
Por isso, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) é essencial para quem deseja fazer a sua pintura por conta própria. Luvas, óculos e máscaras protegem o pintor e garantem que a sua saúde terminará intacta ao final do processo. Não subestime a importância desses itens!
Escadas
Parece bobo lembrar alguém que é preciso ter uma escada, mas não é incomum sentir falta desse produto somente quando se está precisando dele.
De todo modo, uma boa escada é fundamental para quem pretende pintar, pois diversos cômodos e espaços contam com pontos inalcançáveis sem o seu apoio. Igualmente importante é certificar-se constantemente de que o item está em boas condições de uso — degraus frágeis, rachaduras e problemas similares podem causar acidentes e prejuízos graves. Se possível, esteja sempre acompanhado quando estiver usando o item.
Massa corrida (PVA) ou acrílica
Massas são produtos cuja principal finalidade é a correção de imperfeições, como buracos e desníveis, no material a ser pintado. Utilizadas ainda na etapa de preparação da pintura, esses produtos acabam contribuindo muito com a aparência final de um trabalho, já que atuam diretamente na aderência, durabilidade e acabamento da tinta.
A massa corrida, também chamada de PVA, é indicada para superfícies sem contato com água ou umidade. Já a massa acrílica pode ser aplicada em locais tanto secos quanto úmidos, como cozinhas, banheiros e ambientes externos. Utilize uma desempenadeira ou espátula para aplicar o produto escolhido na área desejada, sempre atentando às instruções citadas na embalagem.
Pincel, rolo e abridor de latas
Para botar a mão na massa de fato, você não pode esquecer dos pincéis e rolos. O uso do pincel é essencial para fazer os chamados “recortes” na pintura, que é como são chamados os locais mais trabalhosos, como rodapés, quinas e juntas.
Já o rolo de pintura (e seu extensor) é utilizado para pintar áreas maiores, como paredes e tetos. Após a secagem da massa, inicie a pintura com o rolo e finalize com o pincel. Atente-se à quantidade de demãos citada na embalagem de sua tinta e capriche!
Ah, e não se esqueça de adquirir um abridor de latas de tinta. Simples e útil, essa ferramenta própria para esse fim pode impedir acidentes ou danos a equipamentos inapropriados, como chaves de fenda e martelos. Não bobeie!
Lona de proteção e fitas crepe
De que adianta as suas paredes estarem lindas, mas o chão e as portas ficarem sujas ou com respingos de tinta? E olha que é mais comum do que parece…
Para evitar esses desagradáveis inconvenientes (que muitas vezes são descobertos posteriormente, ao fim da tarefa), a dica máxima é cobrir tudo o que não será pintado. Isso pode ser feito de diversas formas, mas a mais indicada é usando lonas de proteção, que são resistentes e impermeáveis.
Já os rodapés, cantoneiras e outros detalhes menores podem ser protegidos com fita crepe, disponível em vários tamanhos. Não se esqueça de adquirir também um thinner para limpeza dos pincéis e rolos, caso a tinta escolhida seja à base de solvente.
Um mundo além das cores, prontinho para te ajudar!
E essas foram as nossas recomendações de itens para você que deseja pintar por conta própria! O que achou, caro leitor? Possui alguma recomendação que por acaso não tenha aparecido aqui? Não deixe de comentar! E, claro, lembre-se que na COTIMA você encontra todos esses itens e o melhor atendimento para te ajudar em todas as suas necessidades relacionadas a pintura e suprimentos! Entre em contato conosco e confira o nosso mundo além das cores hoje mesmo!